quarta-feira, 16 de novembro de 2011

História do Papai Noel

Você acredita em Papai Noel?
Muitas vezes minha filha me perguntou isto, se eu acreditava em Papai Noel.
A minha resposta sempre foi que sim. 
Não só para que a fantasia ainda morasse em seu coraçãozinho, mas porque realmente eu acredito. 
Acho que de verdade, existe um Papai Noel em cada um de nós.
Não é demagogia, nem frase feita, mas você tem que concordar que o desejo de presentear nesta época aumenta muito. 
As pessoas criaram este hábito de lembrar e ser lembrado pelas pessoas queridas. E este sentimento é tão grande, e toma conta de tantas pessoas ao mesmo tempo, que faz com que eu acredite nisto.
Outras pessoas podem chamar de consumismo, ou de força da mídia (e olha que deste assunto eu entendo, sou mídia a minha vida inteira). 
Pode até ser, mas prefiro chamar de espírito natalino ou mesmo de Papai Noel.
Para este assunto vou ser criança para o resto da minha vida.
Mas vamos conhecer um pouco da história do Papai Noel.
Este símbolo e um dos mais fortes e importantes desta época.
Em 280 D.C. existia na Turquia, um bispo chamado Nicolau. 


Este homem era muito bondoso, pois tinha o costume de deixar na chaminé um saquinho de moedas para a pessoas pobres.
A sua fama se espalhou por todos os cantos e na Alemanha começou a associação da imagem dele com a do Natal. Nesta época ele já era São Nicolau, pois muitos milagres já estavam ligados a sua autoria.
No final do século XIX, sua imagem era imaginada e divulgada com as vestes de inverno na cor marrom e verde escuro.
Em 1886, o cartunista Thomas Nast resolveu dar uma nova imagem ao bom velhinho. O vestiu com roupas vermelha e branca e com um cinturão preto. Este desenho foi divulgado na Revista Harper´s Weeklys.
Em 1931, em uma campanha publicitária, a Coca-Cola associou as cores do refrigerante como sendo as mesmas do Papai Noel. A campanha teve tanto sucesso que espalhou pelo mundo todo a nova imagem do Papai Noel e que perdura até a época atual.
Hoje em dia, todas as crianças tem a esperança de ganhar presentes trazidos  por ele, por terem se comportado bem durante o ano. Papai Noel voa por todo o mundo através de um trenó conduzido por renas mágicas.
Esta imagem é explorada comercialmente por shoppings, lojas e publicidade para levantar as vendas; Alguns homens se vestem desta maneira e conversam com as crianças em várias lojas.
Mas a poesia da história ainda é viva para todo mundo, principalmente nos correios, onde milhares de crianças escrevem para o papai noel, com a esperança de que o bom velhinho receba os seus pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário