terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cerimônias Religiosas - Casamento Judaico

O casamento judaico é uma das cerimônias com mais simbolismo e rituais no seu cerimonial.
Começa com as nomenclaturas: Noivo é chatan e noiva é kallah.
No início dos preparativos, eles não poderão ser ver durante 1 semana antes do evento.
O costume é, antes de tudo, assinar um contrato de noivado, onde os noivos, pela tradição judaica, firmam um compromisso que terá testemunhas adultas, que não sejam da família e que sejam seguidores das mitsvot, preceitos da Torá. Devem ser na Cabalat Panim. Após a leitura do contrato, as mães dos noivos quebram um prato de porcelana porque a porcelana nunca poderá ser concertada, ou seja, quebrar este compromisso é um ato muito grave.


No dia do casamento os noivos precisam passá-lo todinho em jejum para que comecem a vida de casados totalmente purificados.
Para completar a purificação os noivos precisam imergir nas águas do micvê, de preferência todos os meses que antecederem o casamento.
No judaísmo também é costume se dar presentes. A noiva oferece um talit novo (xale de orações) para o noivo e ele a presenteia com um par de castiçais.
Cada momento da solenidade de um casamento judaico tem um significado próprio, geralmente relacionado à história do povo judeu. A cerimônia realiza-se debaixo de um chupah (toldo), simbolizando o novo lar que irá ser construído, em que o casal deverá viver segundo os mandamentos das leis judaicas mantendo as tradições milenares do seu povo.
Agora o mais interessante são os trajes.
O noivo vestirá um kitel branco antes da chupáh.
Com o pensamento de que é mortal, pois com isto, ele deverá levar em conta que o casamento deverá durar até o último dia de suas vidas.
A noiva deverá usar um vestido bem claro para indicar sua pureza.
A última fase dos preparativos é quando o noivo, junto com seus pais e convidados, se dirige até onde a noiva os aguarda para colocar o véu sobre sua cabeça.
Neste momento todos os familiares abençoarem a noiva e cobrem o rosto da noiva com o véu. O motivo disto é mostrar que o noivo não tem interesse apenas pela beleza exterior da noiva e sim pelas suas qualidades espirituais.
Depois de tudo isto, finalmente a cerimônia.
Nesta hora, a noiva e os pais de ambos circundarão o noivo por 7 vezes representando o tempo em que o Criador demorou para executar sua obra. O círculo representa o infinito que não tem início nem fim, assim como a aliança tem o mesmo simbolismo.
Após as 7 voltas, a noiva ficará ao seu lado direito para simbolizar que ele poderá contar com ela para sempre.
Agora as taças de vinho celebram a alegria do povo judeu e a quebra dos copos, no final da cerimônia, relembra aos noivos, sua essência, pois é a tristeza da destruição do Templo em Jerusalém.
Após estes rituais, começa a festa, onde todos deverão animar os noivos e se divertirem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário