terça-feira, 4 de outubro de 2011

Festas Religiosas do Judaísmo

No judaísmo existem várias festas diferenciadas que gostaria de comentar algumas de suas festividades e significados.

Rosh Hashaná - Novo ano judeu - Para os que não sabem como eu, os judeus comemoram o início do ano em data diferente do que a maioria dos brasileiros, pois não consideram que o ano se inicia dia 1o de janeiro. Nós acreditamos estar no ano de 2.011, e eles crêem que estão no ano de 5.772 que foi comemorado no último dia 29 de setembro. É costume comer maçãs com mel e açúcar para que o ano seja muito doce. Também se come cabeças de peixe para que o ano seja regido pela cabeça, a parte mais alta do corpo. Todos regados com o recitar de orações, preces e poemas religiosos. É comum saudar as pessoas da seguinte maneira: "Shana Tová - Ketivá vchatimá Tová" que significa "Um bom ano, que sejam escritos e selados para o bem".


Bar Mitzvá - Maioridade religiosa para meninos aos 13 anos e para meninas aos 12 anos. Nesta idade o menino é considerado responsável pelos seus atos, tendo assim as mesmas obrigatoriedades religiosas, ou seja, a partir desta festa ele deverá usar pela 1a vez o tefilin na Sinagoga. Esta é uma grande festa para o adolescente e realizada com uma quantidade grande de convidados.





Chanucá - Também conhecida como Festival das Luzes. A festa é realizada durante 8 dias. Durante esta festa é acendido um Chanukiá, um candelabro de 9 braços. Na primeira noite se acende a vela do braço maior e central, e a cada noite vai se acrescentando um vela acesa, até que no 8o dia o candelabro estará completamente aceso. Este ritual comemora o milagre do azeite que queimou por 8 dias no candelabro do Templo de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário