terça-feira, 16 de agosto de 2011

Definindo data e horário de uma festa


Quando realizamos alguma festa, o desejo é que um maior número de pessoas queridas e amigos estejam presentes, porque é justamente a função da festa, não é? Reunir amigos.
Portanto, é muito importante que prestemos atenção à data e horário que iremos realizá-la. Abaixo relacionarei situações condicionais para definir uma data para a sua tão esperada reunião.




FESTA DURANTE A SEMANA (2a A 6a)
Caso sua festa seja para adultos, com certeza ela deverá ser à noite. Mesmo assim, nunca se esqueça que as pessoas vão enfrentar trânsito e às vezes rodízio de placa de carro. Um ótimo horário para início de uma festa durante a semana é a partir de 20h00. Mas é bom lembrar que a maioria das pessoas trabalha, portanto, 6a feira é um bom dia para realizá-la, pois sua festa poderá ir até tarde e no dia seguinte é sábado. A maioria das pessoas não trabalha no final de semana. Caso trabalhem, cada um que se preopcupe com isto, afinal você não vai conseguir agradar gregos e troianos ao mesmo tempo.
No caso de uma festa voltada exclusivamente para crianças (ex. crianças que estudem com seu filho), escolha o horário da tarde (caso o período escolar seja de manhã). A idéia é que eles saiam da escola diretamente para a festa. Mas nunca se esqueça que você deverá se responsabilizar pelo trajeto delas da escola para o local. Uma sugestão é a locação de uma van para este transporte. Preocupe-se em ter uma autorização escrita dos pais para este trajeto e esclareça que o retorno das crianças para suas casas, deverá ser feito pelos próprios pais. Caso contrário, você terá sérios problemas. Na verdade você não é o 'tiozinho da Van" não né?
Agora se seu filho estudar à tarde, você ainda tem duas opções. Ou realiza a festa à noite e atende às mesmas condições de uma festa de adultos, como citei acima, ou realiza a festa na própria escola. O inconveniente é que geralmente voce paga, mas não participa, pois a maioria das escolas não permite.
FESTA NO FINAL DE SEMANA (SÁBADO OU DOMINGO OU FERIADO)
Pronto, você decidiu e escolheu um dia do final de semana para fazer sua festa. Que ótimo!!! Mas lembrem-se, estes dias são os mais procurados e mais caros por causa disto. Aluguel, contratação e outros serviços ficam mais baratos durante a semana. Vale a pena pesar na balança os valores, viu!!! E prestar atenção caso existam outras festas já marcadas para a mesma data.
Nos dois casos, festa infantil ou adulta, o sábado é de preferência nacional. E qualquer horário!!! No dia seguinte ainda é final de semana e as pessoas tem mesmo mais liberdade. O "inferno" é reserva de data em Buffet (se for o caso). Todos normalmente não tem data. Com serviços você também irá ter problemas se não se programar e contratar com antecedência.
Já no domingo é mais interessante pensar em uma festa diurna. Um almoço ou mesmo m brunch. No mesmo caso, as pessoas voltam ao trabalho no dia seguinte.
Feriado!!!! Deus!!! Isto é um problema!!! Se por acaso você escolher a data de sua festa próxima ou mesmo no próprio feriado, já se prepare para vir um número bem menor de convidados. Todo mundo gosta de feriado, principalmente para viajar. Se o feriado cair numa 5a, 6a ou na 2a fera ("emenda"), então pode esquecer!!! Muito pouca gente abre mão de viagem por causa de uma festa. Com certeza não sera diferente no seu caso.
Férias é outro problemas. Se for aniversário, cogite a idéia de adiantar ou mesmo atrasar sua festa. Não se apegue às crendices de que dá azar comemorar antes. É uma grande bobagem. O que importa é a comemoração e a reunião com amigos.
Para festas mais elaboradas como casamento, bodas, formaturas entre outras, precisamos necessariamente de um planejamento que vou falar nos próximos posts.
Aguardem!!!

4 comentários:

  1. Miriam, aqui no Brasil as pessoas simplesmente vão ficando na sua casa e a festa nao acaba nunca. Ja em buffet tem horário para começar e para acabar. Pergunto: Como voce lida com isto com festas em casa?

    ResponderExcluir
  2. Beatriz, formas delicadas de você informar que a festa terminou, podem ser feitas de duas maneiras:
    1. você começa a distribuir as lembrancinhas, que normalmente é oque os convidados estão aguardando;
    2. você pode oferecer um cafezinho aos últimos convidados, isto já é uma ótima definição de que a festa acabou.
    Caso nenhum destes "toques" resolva, e a pessoa continuar presente, só existe um jeito: Apague a luz e ofereça um travesseiro.
    Obrigada pela pergunta, este assunto com certeza vai gerar outro post.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miriam! Eu também adoro festas!!! rsrsrsrs
    Este ano fizemos a festa de 4 anos da minha filha no horário do almoço (marquei no convite das 12:30h às 16:00h). Eu simplesmente AMEI! Nos 3 aniversários anteriores a gente acava indo dormir depois da meia noite, e acabados! Esse ano chegamos em casa às cinco e meia, com energia ainda para abrir os presentes! Foi tudo de bom. E servimos alguns empadões, crepe, mini cachorro quente, mini hamburguer e mini pizza. Já avisei antes todo mundo que este seria o cardápio. Eu amei!
    Ah... e eu não tenho frescura não, toda festa eu coloco hora de começo e de fim já no convite!
    Beijão e parabéns pelo blog
    Karen
    www.fazendoaminhafesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Karen, obrigada pelo post.
    É isto ai!!! Oque vale é fazer uma festa que continue trazendo alegria depois dela.
    E colocar limites não tem nada de ruim. Prevenir e planejar é sempre sinal de sucesso.
    Parabéns para a filhota e ótimas festas.
    Nós adoramos festa!!!

    ResponderExcluir