quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Planejamento para uma festa - Parte 3






1a festinha
Como prometido, eu vou tentar listar algumas formas de realizar a 1a festinha do seu filho e quais os principais passos para facilitar.


Festa em buffet infantil
Como eu disse anteriormente, esta festa é muito mais para os pais do que para o próprio aniversariante, mas mesmo assim, comemorar em um buffet infantil é bem adequado, pois outras crianças podem participar.
Vou relacionar algumas considerações que você deve avaliar para fazer a melhor escolha do buffet que ficará responsável pela sua festa.
Custo - normalmente estes serviços são valorados para 50 pessoas. Isto facilitará a sua decisão na hora que comparar com outros buffets. Você poderá escolher o que melhor vai se adaptar ao seu bolso.
Localização - leve em conta na hora da escolha, onde este estabelecimento fica. Ele deverá estar em um lugar de fácil acesso para você para os seus convidados.
Serviços - Os buffets tem vários tipos de serviços que sempre são plus que devem ser levados em conta. Priorize quais são os mais adequados. Claro que quanto maior o conforto eles te oferecerem, maior é o valor que será cobrado. Mas as vezes alguns são muito válidos, e se transformam em diferencial na hora da escolha, como por exemplo estacionamento com manobrista, serviços de baby sitter, entretenimento para as crianças, vídeo retrospectiva, lembrancinhas e convites, entre outros.
Alimentação - Este detalhe é muito importante. Analise a qualidade. Como disse anteriormente, prove! As vezes, o barato sai caro, mas muitas vezes o caro sai mais caro ainda. Então não se prenda, neste momento, em valores, pois já fui em festas em buffets chiquésimos que os salgadinhos não chegavam aos pés de buffets mais simples. E oque importa é a qualidade da alimentação, pois, além de tudo, estamos falando de crianças.
Entretenimento - Como seu filho está fazendo apenas 1 aninho, este ítem não é tão importante, mas se existirem crianças convidadas, leve em conta a faixa etária delas. Sei que não somos técnicos, mas quando visitar, antes de fechar com o buffet, preste atenção se os brinquedos disponíveis são seguros. Veja se existem espumas protegendo as partes de metal, observe se não existem pontos de ferrugem, e se são adequados às idades das crianças que irão na festa.
Mesmo contratando um buffet que te oferece o pacote completo, você pode incrementar com lembrancinhas personalizadas e shows para a festa. Sobre isto falarei em outros posts.
Festa em casa
Para uma festa em casa, você precisa contratar todos os serviços acima e outros tantos, em separado.
Leve em conta que alguns buffets fazem este tipo de serviço a domicílio, então é interessante você avaliar a possibilidade, pois vai retirar algum trabalho das suas costas. Mas se você tiver tempo disponível, você pode contratar a parte.
Caso seja esta a sua opção, lembre-se destes detalhes que não podem faltar:
1. alimentação - salgados e doces. Calcule entre 5 a 6 salgados por pessoa, se você for servir algum prato quente ou lanche, caso contrário, aumente para 10 a 12 salgados. Já os doces podem ficar entre 5 por pessoa. Não esqueça do brigadeiro que é presença obrigatória. Já o bolo deve ser calculado por 100grs por pessoa.
2. bebidas - refrigerantes, cervejas e vinho. Calcule 600 ml de refrigerante por pessoa, 1 garrafa de cerveja para cada 6 pessoas e 1 garrafa de vinho para cada 4 pessoas. Pode parecer pouca bebida alcoólica, mas lembre-se, é uma festa infantil. Não incentive este tipo de consumo, principalmente porque as pessoas vão sair dirigindo.
3. decoração - existem várias empresas que trabalham só com decoração alugada, mas preste atenção na situação de cada peça que chegar, pois eles costumam cobrar os danos que acontecem, e às vezes elas já vem danificadas.
4. aluguel - mesas, cadeiras, pratos, garfos e copos - tudo isto pode ser alugado, mas não esqueça dos garçons e copeiras. Existem empresas especializadas nisto também.
5. lembrancinhas e convites - inúmeras empresas, cada uma mais criativa que a outra, oferece opções belíssimas e de bom gosto. Vale a pena conferir.
Com certeza fazendo em casa, os custos vão ser mais baixos, mas vão dar muito mais trabalho.


6. fotografias e vídeos - deste serviço você não pode abrir mão. Mesmo que você peça para algum amigo ficar responsável por isto. Não assuma este papel, você não terá tempo, pois estará dando atenção aos convidados. E pode perder várias imagens que gostaria de guardar para sempre. Esta lembrança seu filho vai gostar de ver quando estiver maior. Para contratar este serviço, procure profissionais que possam mostrar um portfólio. E não esqueça de comparar preços. Não feche com o primeiro que orçar.

Agora se você tiver mesmo um grande pique de realizar tudo em casa, e com suas próprias mãos, vou dar uns toques sobre isto, mas só em outro post.
Aguardem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário